Elaboração de programas de ensino

 

O livro de Cortegoso & Coser (2011) é o primeiro manual sistematizado sobre programação de ensino. Nele o aprendiz vai conhecer o passo a passo do processo de elaboração de um programa de ensino, desde a identificação dos problemas a serem solucionados, até às etapas de avaliação da eficácia de ensino. Um ponto importante a se ressaltar é que o próprio manual segue as diretrizes de programação de condições para desenvolver comportamentos, o que facilita a compreensão, por proporcionar ao leitor atividades interativas elaboradas em pequenos passos que favorecem o aprendizado.

Sobre as autoras:

Ana Lucia Cortegoso, Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), Atualmente professora sênior da Universidade Federal de São Carlos, vinculada ao Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (NuMI-EcoSol) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Como psicóloga, é especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho, e em Psicopedagogia. Link para o Lattes.

Danila Secolim Coser, Doutora em Ed. Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Atua em intervenção, ensino e pesquisa nos seguintes temas: programação de ensino, dificuldades de aprendizagem, treinamento de pais, lição de casa, terapia analítico-comportamental e educação à distância (EAD). Professora concursada da UNIFAE – São João da Boa Vista (SP) e psicóloga clínica no Instituto de Psicologia Comportamental da Baixa Mogiana (Mogi Mirim – SP). Link para o Lattes.

Referência: Cortegoso, A.L.; Coser, D. (2011). Elaboração de programas de ensino: material autoinstrutivo. São Carlos: Editora da UFSCar.

Comprar: Clique aqui para comprar o livro.