Sobre

O trabalho científico é um elo entre o reconhecimento e a gratidão pelo que outros fizeram e a generosidade de continuar a construção de um conhecimento, como condição para outros poderem prossegui-la” (Sílvio Paulo Botomé, 2017)

 

The OPERANDATransformando Conhecimento em Comportamento – é um programa de extensão do Núcleo de Análise do Comportamento do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Surgiu a partir da identificação do baixo índice de letramento científico entre universitários e da dificuldade de muitos estudantes em compreender as possibilidades de uso do método científico como base para atuação profissional. Tais dados evidenciam a necessidade de desenvolver programas de ensino para formar profissionais mais qualificados para apresentar comportamentos científicos. Entendemos que muito além de ensinar as pessoas a falar sobre Ciência, ensiná-las a tomar decisões e agir com base no método científico, é o que deveria caracterizar a formação de jovens brasileiros no ensino superior.

Desde meados do século XX, há uma longa tradição de estudos experimentais em laboratórios de Psicologia sobre processos de aprendizagem, conhecimento sistematizado em um campo denominado Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos (PCDC). O conhecimento produzido nesse campo ainda é pouco conhecido fora dos laboratórios de psicologia experimental e poucos programas de formação de professores o ensinam, tornando a formação tradicional de educadores incoerente com as descobertas científicas relacionadas aos processos de ensinar e aprender na Psicologia.

Considerando tais informações, o OPERANDA é uma plataforma online que disponibiliza programas de ensino de modo público e gratuito, elaborados de modo consistente a partir da lógica do campo da Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos. Nossa missão é ensinar comportamentos científicos aos estudantes do ensino superior, de modo que possam tomar decisões e atuar profissionalmente com base no método científico.

Temos três princípios norteadores em nosso trabalho:

(1) O ponto de partida de elaboração dos programas de ensino são as principais necessidades sociais relacionadas ao uso do método científico na atuação de profissionais de nível superior. Essas necessidades são identificadas por meio de investigações empíricas.

(2)   Não ensinamos conteúdo. Desenvolvemos comportamentos profissionais! Nosso objetivo é desenvolver comportamentos que a pessoa apresentará, ao atuar profissionalmente em seu contexto de atuação, após concluir o programa de ensino. Selecionamos informações e criamos estratégias de ensino que facilitem o desenvolvimento desses comportamentos. Mais do que criar condições para uma pessoa aprender a “falar sobre”, criamos condições para ela apresentar os comportamentos relevantes diante das situações com as quais se defrontará em sua vida profissional.

(3) Seguimos princípios de elaboração de condições de ensino empiricamente validadas. O desenvolvimento do ensino é orientado por princípios como: (a) respeito ao ritmo do aluno; (b) promoção gradual da aprendizagem do aluno; (c) elaboração de estratégias de ensino que exija que o aluno “aprenda fazendo”; (d) apresentação de feedbacks imediatos e informativos acerca do desempenho do aluno; e (e) avaliação contínua do programa de ensino para seu constante aperfeiçoamento.

 

Sobre o nome OPERANDA

O nome de nosso programa, OPERANDA, deriva de um termo utilizado no contexto experimental. É o plural de operandum, que designa a parte de um contexto experimental com a qual um organismo interage em um ambiente controlado. O OPERANDA, como um sistema de ensino, é um contexto cuidadosamente programado, com o qual o estudante ativamente interage, cuja finalidade é desenvolver comportamentos profissionais. Escolhemos o termo para designar que há uma alternativa adicional às possibilidades que os estudantes já têm em sala de aula. Cansou da aula expositiva e da ênfase em conteúdos desconectados da realidade com a qual precisa lidar no dia a dia? Venha desenvolver seus comportamentos científicos com a gente!